2° MAIOR AVIÃO DO MUNDO POUSA NO AEROPORTO DE PORTO VELHO

aviaoDezenas de populares curiosos em ver a chegada do segundo maior avião do mundo, em Porto Velho, se concentraram na Avenida Lauro Sodré, próximo à cabeceira da Pista do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira. A aeronave chegou à Capital Rondoniense no final da tarde desta quarta-feira (26).
Segundo informações, o Antonov AN-124 decolou da Rússia e trouxe em seu interior, três helicópteros modelo MI-35 M, que serão usados pela Força Aérea Brasileira, através da Base Aérea de Porto Velho, para integrar o Esquadrão POTI. Apesar do tempo nublado e uma leve chuva que caia no momento do pouso, os populares não desistiram de ver esta grande aeronave que já passou outras vezes por Porto Velho.

Desenvolvido pelo Russo Oleg Antonov, o modelo é considerado o maior do mundo, posto este que manteve por muitos anos, até a criação do modelo Antonov AN-225, que foi desenvolvido à partir do AN-124, com o intuito de transportar o ônibus espacial soviético Buran. O mega avião tem a capacidade de pousar no asfalto, terra, grama e até na neve, desde que esta esteja preparada para receber seu grande peso.

O primeiro voo do Antonov AN-124 ocorreu no dia 26 de Dezembro de 1982 e se trata de um avião cargueiro pesado civil e militar, que pode levar de quatro a seis tripulantes, além de uma tripulação que varia entre 88 e 350 pessoas. O modelo pode levar até 150 toneladas de carga e o valor estimado do cargueiro, que pesa cerca de 405 toneladas, é de aproximadamente R$ 250 milhões de reais.

O avião tem 68,96 metros de comprimento, 20,78 metros de altura, 73,3 metros de envergadura, e alcança a incrível velocidade máxima de 865 KM/H. Para levantar voo levando o máximo de carga possível, o Antonov AN -124 necessita percorrer uma pista de no mínimo 2.500 metros. Sua produção foi encerrada a alguns anos, mas será retomada em breve e acredita-se que até o ano de 2030, sejam produzidos mais 100 unidades de tal aeronave. Em Maio de 1987, o cargueiro voou 20.151 km sem reabastecer.

Ainda não se sabe até quando o modelo irá permanecer em Porto Velho.

 

Fonte: NewsRondonia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA