2ª etapa de vacinação para prevenir a febre aftosa inicia em Rondônia

vacinaTeve início na última quarta-feira (15), a segunda etapa anual da “Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa”, em rebanhos bovinos e bubalinos de Rondônia. O estado possui mais de 12 milhões de animais que recebem a imunização até o dia 15 de novembro.

O objetivo da imunização é garantir que Rondônia continue com a certificação internacional de área livre aftosa com vacinação. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) é o órgão responsável pela fiscalização da campanha, desde a comercialização das vacinas até a declaração dos produtores.

Segundo o gerente de inspeção e defesa sanitária da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, a meta desta campanha é vacinar o rebanho de todas as faixas etárias. Os produtores têm até 21 de novembro para declarar a vacinação.

De acordo com Santos, o produtor rural tem toda a assistência necessária. “O pecuarista rondoniense é um dos mais bem informados do país, e a Idaron conta com 85 unidades no estado preparada para atendê-lo”, destacou.

Rondônia tem cerca de 90 mil propriedades e um rebanho estimado em mais de 12.200.000 de cabeças. Quem não vacinar e declarar a imunização é autuado. O valor da multa é de R$135,00 reais por cabeça não vacinada e R$135,00 por propriedade que não declarar.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário