No AC, 16 mil gestantes devem ser vacinadas contra coqueluche

vacinaA vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra a coqueluche, tétano e difteria, será disponibilizada para gestantes, a partir de dezembro deste ano, na salas de vacina da rede pública de saúde do Acre. A dose da vacina deve ser tomada por gestantes que estejam entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, o que corresponde entre o sexto e o nono mês de gravidez.

Segundo a enfermeira da Equipe Técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), Núbia Moreira, cerca de 16 mil gestantes devem ser vacinadas contra coqueluche em todo o estado dentro de um ano. A previsão é que ao menos 1.300 mulheres sejam atendidas com a vacina por mês.

A vacina para grávidas nesse período de gestação tem o objetivo de proteger o recém-nascido contra a doença. “A finalidade é de que essas gestantes adquiram altos índices de anticorpos e possam assim transferir através da via transplacentária para os recém-nascidos”, explica a enfermeira.

Ainda segundo Núbia, a coqueluche é uma doença conhecida popularmente por tosse comprida. Inicialmente ela parece ser uma gripe, mas na verdade é uma doença altamente contagiosa que se transmite pelas vias áreas superiores.

“Quando essa doença é acometida em criança menor de dois meses ela ainda não tem a prevenção que a vacina proporciona. Sendo assim, seu organismo não está preparado para formar os próprios anticorpos, por isso a necessidade da mãe tomar essa vacina entre o sexto e o nono mês para proteger o seu bebê contra essa doença”, conclui.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA