No AC, semana de combate ao diabetes vai orientar sobre a doença

hivA semana de combate ao diabetes começou na última segunda-feira (10) e se estende até esta sexta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes. A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco(Semsa) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e tem como objetivo orientar, educar e prevenir a doença.

Em novembro do ano passado, o número de pessoas cadastradas na Semsa com diabetes em Rio Branco era de 6.076. Atualmente, a secretaria registra 6.442 pessoas cadastradas com a doença. De acordo com a responsável pela área técnica de Hipertensão e Diabetes, Érica Araújo, a campanha é feita em parceria com o estado e as unidades de saúde desenvolvem as ações, tanto de prevenção, como de tratamento das pessoas que já têm o diagnóstico.

‘Vida Saudável e Diabetes’ é o tema escolhido para a data mundial da doença, comemorada na próxima sexta-feira (14). O objetivo da campanha, que é realizada durante esta semana, é divulgar as ações e informações que possam tornar mais saudável a vida de pessoas com diabetes nos próximos anos.

“Nós entendemos que quanto mais pessoas forem alcançadas com essas informações, melhor. Então, estamos realizando ações com o intuito de repassar
informações para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, pratiquem atividades físicas e melhorem a sua alimentação”, explica Érica.

A campanha busca alcançar todas as pessoas, inclusive as quem não têm o diagnóstico da doença, quando são realizadas ações preventivas com orientações para hábitos saudáveis. Além disso, as pessoas que já têm a doença estão recebendo informações para que não venham a ter as complicações e consigam controlar.

Ainda segundo Érica, a campanha vai se estender por todo o mês de novembro. “Estamos aproveitando também o ‘Novembro Azul’, pois podemos envolver as ações do homem. As unidades de saúde estão com uma programação de palestras, teatros, verificação de glicemia e rastreamento. Então, qualquer pessoa pode procurar uma unidade de saúde para fazer rastreamento e participar das outras programações” concluiu.

Veja a programação

12/11
(Quarta-feira) Orientação Individual e Coletiva
Horário: Manhã
Local: Concrenorte

13/11
(Quinta-feira) Encontro com Grupo
Horário: Manhã
Local: USF Jardim Primavera

14/11
(Sexta-feira) Avaliação e Atividade Física com a Equipe Saúde em Movimento
Horário: 8h
Local: USF Jardim Primavera
Encontro com Grupo
Horário: Manhã
Local: USF Maria de Fátima
Orientação Individual e Coletiva
Horário: Manhã
Local: Centro de Saúde Barral Y Barral

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA