Aeroporto Capital do Café receberá equipamentos para auxílio à navegação aérea em Cacoal, RO

aeroporto cacoalFoi assinada, na manhã deste sábado (30), uma ordem de serviço para melhorar a estrutura do Aeroporto Capital do Café, em Cacoal (RO), município a pouco mais de 400 quilômetros de Porto Velho.

O objetivo é fazer a instalação de equipamentos para navegação aérea. O recurso para as obras ocorreu por meio parlamentar, no valor de R$ 1,6 milhão. A previsão é de que tudo esteja pronto até o fim de 2018.

Segundo o engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Humberto Faid, será feita a instalação de um sistema de indicador de rampa que deve facilitar o trabalho de pouso das aeronaves.

Além disso, afirmou que o local contará com duas estações: uma prestadora de tráfego aéreo, que enviará informações aos aeronavegantes; e outra meteorológica para informar as condições climáticas do município. Ele garantiu que trata-se de uma obra rápida.

“Essa obra dura em média quatro meses para ficar pronta. O problema é a homologação que é feita junto aos órgãos reguladores aeroportuários. Mas a expectativa é que até o final do ano já esteja liberado e funcionando”, explicou Humberto.

Benefícios

Após a instalação, o equipamento deve auxiliar na diminuição de voos cancelados, já que o aeroporto terá um aeródromo com auxílio a navegação.

De acordo com a gerente do aeroporto de Cacoal, Elicia Boso, os cancelamentos acontecem, normalmente, por condições adversas de clima, como chuva, neblina e fumaça.

“Para nós, moradores de Cacoal e funcionários do aeroporto, é de grande ajuda, pois minimiza os cancelamentos e, assim, conseguimos oferecer à população um serviço com mais qualidade e segurança”, destacou Elicia.

O aeroporto de Cacoal recebe um voo diário com jato que tem a capacidade para 119 passageiros. O embarque diário é de 100 a 119 passageiros.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário