Agricultores realizam visita técnica a granja

GranjaAgricultores da região de Theobroma estiveram ontem (22) em Ariquemes para conhecer o abatedouro e Granja São José do produtor Valmir Frizzo, que fornece frangos e ovos para os programas de compra direta ao Município. Os agricultores, juntamente com representantes da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic) e técnico da Emater de Theobroma visitaram o local e acompanharam através de uma palestra sobre todo o processo realizado na granja, desde a criação, o abate e como são embalados os frangos, bem como são armazenados os ovos e posterior comércio dos mesmos.

A equipe que realizou a visita salienta que é de extrema importância esse contato mais próximo com os produtores rurais.

Nessas visitas é possível acompanhar mais de perto, a forma como os alimentos adquiridos pelos programas de compra direta são produzidos, bem como incentivar para que o agricultor aumente a sua produção. “Temos aqui uma família que está na fase do processo de implantação do abatedouro de frangos, e duas famílias que já trabalham com o processo de hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo. Por isso esta parceria entre os municípios é de grande importância para que estes agricultores possam obter apoio para concretizar esse trabalho”, expôs Edcarlos Rocha de Souza, extencionista rural.

A Granja São José possui mais de 1,2 mil aves (galinhas poedeiras), exclusivamente para produção de ovos que não são utilizados para incubação. “Quando não se tem conhecimento, todo mundo acha que é simples montar uma granja, mas para conseguir um maior controle na criação de galinhas poedeiras é preciso criar uma rotina e um planejamento de vacinação ou abate. Além disso, todas as atividades diárias devem seguir um cronograma certo para avaliar o andamento e o estado de saúde das aves”, explicou o proprietário Valmir Frizzo.

O trabalho em conjunto entre as Secretarias de Agricultura, Educação e Desenvolvimento Social, vem incentivando a agricultura familiar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde vem crescendo o número de itens fornecidos pelos agricultores de Ariquemes, para a alimentação escolar.

Fonte: Diário da Amazônia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA