Aneel autoriza operação comercial da primeira turbina da Hidrelétrica do Jari

hidrelétrica-do-jariBRASÍLIA – A primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari já pode começar a operar comercialmente. O despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizando o início da operação comercial foi publicado no Diário Oficial de ontem (17). A usina hidrelétrica fica no Rio Jari, na divisa entre os estados do Pará e Amapá.

A unidade tem potência de 123,3 megawatts (MW) e, como teste, já vinha fornecendo energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) desde o dia 26 de agosto. Segundo técnicos da hidrelétrica, com o início das operações comerciais a energia de antecipação será liquidada no mercado de curto prazo ou poderá ser comercializada por meio de contratos.

As demais unidades geradoras da hidrelétrica, duas com capacidade instalada de 123,3 MW e uma de 3,4 MW, aguardam licença gradativa para operação.
Hidrelétrica

A construção da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari iniciou em agosto de 2011. Segundo a EDP, empresa responsável pela obra, a usina terá capacidade instalada de 373,4 MW. A geração de energia é suficiente para manter um estado cinco vezes maior que o Amapá, que tem população de 669.526 habitantes (Censo 2010).

O projeto contempla uma linha de transmissão própria de cerca de 20 quilômetros, e interligará o Amapá ao sistema nacional através do circuito Tucurui-Macapá-Manaus.

Fonte: Portal Amazônia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA