Apagão deixa todo o estado de Rondônia sem energia por uma hora

apagao-roUm apagão deixou todos os municípios de Rondônia sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira (2). A queda de luz teve início às 8h51 (horário local) e, segundo a Eletrobrás RO, foi ocasionada por problemas na linha da Eletrobrás Eletronorte que abastece o estado. O problema começou a ser solucionado às 9h50 e o fornecimento de luz está sendo retomado aos poucos nas cidades, começando pela capital Porto Velho.

De acordo com o superintendente de operação e manutenção da concessionária de energia, João Picanço, uma anormalidade foi detectada na linha da Eletrobrás Eletronorte e o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) foi acionado, causando falta de tensão nas subestações de Rondônia. Com isso, a energia foi caindo gradativamente no estado, atingindo todos os municípios.

Ainda conforme explicou Picanço, quando o Erac é acionado e ocorre o corte de tensão, apenas o Operador Nacional do Sistema (ONS) pode liberar o retorno do sistema, o que aconteceu às 9h50, quando a Eletrobrás RO começou a reestabelecer o fornecimento de energia. Ainda não há previsão de quando a normalização do sistema em todo o estado será concluída.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA