Associação Kanindé comemora 25 anos com homenagens e atividades esportivas em Porto Velho

Associação KanindeHomenagens e atividades esportivas marcaram a solenidade de 25 anos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé neste sábado (25) em Porto Velho. Um dos homenageados foi o governador de Rondônia, Confúcio Moura. “Ele foi o primeiro médico que, em 1982, assistiu o povo indígena Uru-eu-wau-wau”, explicou Ivaneide Bandeira Cardoso, coordenadora da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

O certificado de honra ao mérito, outorgado ao governador, foi entregue ao titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) Vilson Machado que representou o chefe do executivo na solenidade.

Outra homenageada na solenidade foi a jornalista Ana Aranda, que segundo Ivaneide Bandeira, é uma das maiores apoiadoras das ações realizadas pela Kanindé, com ampla divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Oscip.

Dentro das comemorações, a Kanindé realiza ainda um campeonato de basquete, com 19 equipes divididas nas categorias master e adulto. “Os jogos tiveram início neste sábado, mas a final será apenas no domingo (26)”, explicou o organizador da competição, professor Pedrão Amorim. As atividades de sábado encerram com um show, com músicos regionais.

A Associação Kanindé é uma organização sem fins lucrativos fundada em 15 de novembro de1992. “Ela foi fundada por um grupo de pessoas que trabalhava com o povo Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia”, informou a coordenadora da Oscip.

Segundo ela, entre as principais atividades da organização, destacam-se as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos. “Nosso trabalho é bem amplo, mas, em resumo, orientamos a população sobre a conservação do meio ambiente e fazemos monitoramento das áreas de reserva”, explica.

Associação Kaninde1

Associação Kaninde2

Associação Kaninde3

Associação Kaninde4Fonte: G1

Deixe o seu comentário