Cacoal tem medio risco de dengue: campanha de limpeza urbana tem reduzido o lixo um dos principais criadouros do mosquito

Considerando o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegipty, o Lira, o município é considerado de médio risco para a dengue

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegipty (Lira) é um diagnóstico e uma ferramenta rápida para identificar índices de infestação da larva do mosquito, para medidas de controle da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Na última semana foi divulgado, pelo setor de Vigilância em Saúde, o levantamento realizado entre os dias 7 e 18 de outubro, para avaliação da situação de risco. Cacoal tem médio risco da doença, de acordo com os parâmetros da avaliação.

Cacoal Sempre Limpa

Em maio foi divulgado um alerta de que o município teria alto risco de viver uma epidemia de dengue, ao lado de outros 31 municípios do estado, o que não se confirmou. A limpeza urbana tem sido o foco da Prefeitura, e reduzido lixo e entulhos nos bairros, por meio da campanha Cacoal Sempre Limpa.

Desde o início dos trabalhos, em junho já foram coletadas mais de 6 mil toneladas de lixo e entulhos em 25 bairros. A limpeza está sendo concluída no bairro Brizon, e a conscientização da população sobre a importância da limpeza de terrenos é o foco principal do trabalho, já que o poder público faz a sua parte, mas a manutenção é feita pelos moradores, conforme lembrou a prefeita Glaucione Rodrigues. “De nada adianta fazermos este mutirão de limpeza se a comunidade não se conscientizar de manter a cidade limpa, Cacoal é de todos e precisamos de todo o apoio nesta causa, quem ganha somos nós, com uma cidade mais bonita e livre de doenças”, alertou.

Onde estão os focos

Os principais criadouros do mosquito estão presentes no lixo doméstico (que representa 42%), Caixas d’água no chão (39,5%) e pneus (16%). No caso dos pneus a Coordenação de Vigilância em saúde tem feito um trabalho preventivo, com o recolhimento mediante solicitação dos moradores. A comunidade pode solicitar a retirada dos pneus pelo telefone 3907.4020.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Flaviano Melo a participação da população, fazendo a limpeza das casas e recebendo os agentes para orientações é fundamental. “A recomendação é para que os moradores façam uma faxina nos quintais a cada 7 dias para eliminar águas paradas, e com isso evitar o Aedes Aegipty, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, disse.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Cacoal

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA