cacoal terá um mês de festival gastronômico

grastronomia-cacoalOs estabelecimentos participantes do ‘Festival Gastronômico Cacoal Sabor’ – que acontece no período de 18 de novembro a 18 de dezembro – fizeram apresentação dos pratos elaborados exclusivamente para o evento na noite da última terça-feira na churrascaria Costelão. “Acredito que a união dos empresários do setor, a infraestrutura e a gastronomia diferenciam o nosso município dos outros”, discursou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Seccional de Cacoal, Thiago Brollo.

Tendo como base produtos regionais e outras elaboradas combinações, os empresários participantes esperam por meio das características gastronômicas da cidade, explorar o potencial turístico. “Os hóspedes fazem questão de visitar os estabelecimentos e conferir os pratos dos restaurantes da cidade, mesmo fora deste período”, afirmou o empresário Marcos Molina, proprietário de um hotel na cidade.

Impulsionando talentos

A finalização e apresentação dos pratos do maior festival gastronômico da região contou com a tutoria do cheff Manoel Evangelista do Senac. “Aliamos a técnica aos sabores regionais – castanhas , frutas e peixes regionais – ao profissionalismo dos cozinheiros daqui”, contou.

“Acredito que hoje conseguimos vivenciar a importância daquilo que agente buscava desde o início. O objetivo desde sempre foi fazer com que o nosso sabor fosse conhecido, que os cozinheiros – profissionais valorosos que nos tornam referência – fossem prestigiados garantindo a oportunidade de sair do anonimato. Estamos felizes pela continuidade deste sonho”, disse Vera Bianchini, fundadora e ex-presidente da Abrasel de Cacoal. Para o cozinheiro Silvio Bastos que trabalha desde 1993 no ramo e já participou de 9 edições, o festival traz um novo fôlego para as criações e através dele, a cada ano são possíveis novas experiências. “Neste ano criamos um prato chamado de ‘Carne suína à moda da casa’. Na elaboração do prato usei para a carne molho de abacaxi, maçãs grelhadas e bacon. Acompanha uma farofa de frutas decorada com banana da terra”, descreveu seu trabalho.

Organização comemora a 10ª edição este ano

Neste ano, quando é celebrada a décima edição do festival, a organização elaborou um guia de apresentação dos pratos e no final deste caderno acompanha um programa de fidelização.

“É imprescindível que os consumidores após apreciarem o prato do ‘Cacoal Sabor’ solicite o preenchimento por todos os estabelecimentos participantes e assim será premiado com um prato estilizado festival”, explicou o presidente Thiago.

Setor

que emprega centenas de pessoas em Cacoal possui mais de 40 estabelecimentos como participantes das atividades que compõem o calendário anual do festival gastronômico.

PIONEIROS

O setor que emprega centenas de pessoas possui mais de 40 estabelecimentos como participantes das atividades que compõem o calendário anual. O fortalecimento do turismo por meio da gastronomia local sempre foi uma das bandeiras levantadas pelo conselho da Abrasel, formado pelos fundadores e ex-presidentes Vera Bianchini, Delmar Sepp, Paulo Beagá, e Zeca Sampa, que receberam da Abrasel de Cacoal homenagens pelo pioneirismo e persistência no segmento. “Estes quatro empresários participaram da criação do festival gastronômico que hoje ultrapassa a barreiras e se torna conhecido pela tradição em apresentar bons pratos com produtos regionais criados por dedicados chefs”, reforçou o presidente Thiago.

Mercado em Cacoal

Referência

Na opinião do chef Fernando Von Noble – responsável pelo famoso bistrô Noblyaki – a cidade de Cacoal que sempre foi referência na qualidade do serviço prestado em seus bares, lanchonetes e restaurantes , garante a cada ano a boa fama de sua culinária que correu os quatro cantos do Estado.

Ação nacional

Em maio deste ano, Cacoal foi o único município de RO a participar do Festival Brasil Sabor – quando ofereceu aos consumidores experiência gastronômica diferenciada a preço acessível nos melhores estabelecimentos do setor. Onze empresas participaram garantindo cardápio variado, com descontos que chegaram a 40%.

Reconhecimento

O chef Manoel Evangelista informou que o Senac/RO recentemente certificou com reconhecimento internacional cerca de 60 profissionais para trabalhar melhor os produtos, estarem aptos para cumprir as determinações dos órgão fiscalizadores e sobretudo ter bases e combinações com produtos regionais.

Fortalecimento

O presidente da Abrasel Tiago Brollo explicou na última reunião realizada no Senac que a instituição passou por recente reformulação e a entidade passou a contar com novos apoiadores para avançar com objetivo de concretizar outros projetos em prol do fortalecimento do setor gastronômico em Cacoal.

Fonte: Diário da Amazônia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA