Caminhão é entregue para transporte da produção dos agricultores atendidos PAA

Nadir Bianchini produz hortaliças orgânicas na área rural de Cacoal, numa pequena chácara próxima à cidade. Vende principalmente nas feiras, realizadas na cidade. Porém o excedente da produção muitas vezes era perdido, já que o alimento é perecível. Há três anos ela vende parte da produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que paga um valor comparável ao preço para o consumidor final, garantindo vantagens para o agricultor. “Para mim tem sido ótimo este programa, por que o que a gente não vende na feira pode vender para o PAA, além de beneficiar quem mais precisa”, disse.

Nesta terça-feira ela e outros 122 agricultores que vendem para o programa tiveram uma boa notícia. A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) entregou um caminhão, adquirido por meio de convênio federal, para atender ao programa em Cacoal. A prefeita Glaucione Rodrigues recebeu as chaves do veículo na Secretaria de Agricultura. Segundo ela o programa, que era gerido pela Emater, foi assumido pela Prefeitura de Cacoal há alguns meses. “Entendemos que Cacoal é uma cidade de pequenas propriedades e fomentar a agricultura é garantir a sustentabilidade e a base econômica da agricultura familiar, que é tão forte no nosso município”, salientou.

O programa

A Prefeitura adquire atualmente 110 itens, entre os principais: Frutas, legumes, hortaliças, peixe, frango, ovos, cereais e leguminosas, além de ovos, iogurte e polpa de frutas, provenientes das agroindústrias locais. Segundo a responsável pelo programa, Elaine Cristina, os alimentos são doados a entidades assistenciais do município. “São 19 entidades assistidas, entre as principais abrigos, casas de apoio, pastoral da criança, Cernic, entre outras”, explicou.

Outros materiais

Além do veículo também foi entregue à Secretaria de Agricultura diversos móveis e equipamentos, entre os quais: Mesas, cadeiras, computadores e ar condicionados.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA