Campanha de prevenção ao câncer de colo do útero será realizada em Ji-Paraná

campanha jiprA Campanha de Prevenção do Câncer do Colo Uterino, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciará na próxima terça-feira (6), em Ji-Paraná (RO), cidade cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. O objetivo da iniciativa é oferecer o exame preventivo sem agendamento e de forma gratuita.

Segundo a coordenadora dos Programas Estratégicos do município, Tatiane Mendes, a campanha tem também o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, reforçando a importância da prevenção.

“Queremos que as mulheres comemorem seu dia principalmente cuidando da saúde. Parece uma campanha de rotina, mas é fundamental para detectar lesões e células causadoras do câncer no colo do útero”, afirma Tatiane.

Mulheres de até 65 anos devem fazer o exame a cada dois anos. O preventivo não detecta apenas células cancerígenas, mas infecções no colo do útero, como verrugas genitais causadas pelo vírus HPV, herpes e infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase. Se o resultado for positivo, a paciente será encaminhada ao médico ginecologista para iniciar o tratamento.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ji-Paraná estarão abertas de terça-feira (6) a sexta-feira (9), das 7h às 17h. As mulheres devem procurar as UBS portando documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: G1

Deixe o seu comentário