Campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola segue até o dia 13 em Rondônia

A campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola continua até o próximo dia 13 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rondônia. O principal público esperado são crianças e adolescentes na faixa etária de cinco a 19 anos de idade, mas toda a população pode atualizar o cartão de vacina para garantir a imunização às três doenças.

Segundo informações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a expectativa é atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 95% de cobertura. Rondônia recebeu, no final de 2019, 100 mil doses da vacina tríplice viral para abastecer a todas as unidades de atendimento.

O Agevisa alerta que o principal meio de contágio do sarampo é o ar, seja pela fala, espirros ou tosses. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção, basta ir até a unidade com a carteira de vacinação ou documento de identificação.

Dados da cobertura de 105.45 do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, em 2019 Rondônia não registrou nenhum caso de sarampo. Naquele período, o foco da vacinação foi de seis meses a cinco anos e, neste ano, a faixa etária vai de cinco a 19 anos.

A Agevisa orienta que as pessoas compareçam aos postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e encaminhem os menores para imunização.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA