Campanha de vacinação na zona rural de Cacoal, RO, é antecipada

vacinaA campanha de vacinação na área rural de Cacoal (RO), município distante 480 quilômetros de Porto Velho, foi antecipada para outubro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as ações na zona rural ocorrerão durante todo o mês. Nos últimos anos a campanha era realizada no mês de novembro.

A coordenadora de imunização, Elizete Rangel, afirma que a antecipação foi motivada, pois durante o ano não houve uma vacinação concreta na zona rural. “Foram oferecidas apenas a vacinação contra a HPV e a influenza A (H1N1) para os grupos prioritários”, conta.

A comunidade católica, localizada na linha 10, dezenas de pessoas formaram filas, na intenção de atualizar o cartão de vacinas. A dona de casa Adriana Ribeiro da Silva, de 27 anos, é mãe de Mikaeli. Com apenas um ano, a garota precisou tomar a gotinha contra poliomielite e a vacina tríplice-viral. “Eu me preocupo muito em manter o cartão da minha filha em dia, pois vacinando estamos evitando vários tipos de doença, que hoje em dia está cada vez mais difícil de tratar”, comentou a mãe.

De acordo com o agente comunitário Deloir Schereiber, as vacinas estão disponíveis em pontos e linhas diferentes do município. “As pessoas na zona rural entram em contato com objetos cortantes e precisam tomar a vacina antitetânica, mas não apenas essa, também está disponível a vacina de febre amarela, hepatite B, entre outras que esteja faltando no cartão”, alerta o agente.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA