Campanha para doação de sangue é realizada em Espigão D’Oeste, RO

doaçao-sangueCom baixo estoque de sangue, a Fundação de Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) de Cacoal (RO), município distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, está realizando campanhas de coleta de sangue externas para aumentar o estoque. Nesta sexta-feira (21), a unidade móvel atende na Igreja Luterana, em Espigão D’Oeste (RO). De acordo com o gerente da fundação Tochiuqui Nakandakare, os tipos sanguíneos que estão com estoque mais baixo é o AB- e B-.

A unidade móvel do Fhemeron estará visitando ainda o município de Alvorada do Oeste no mês de dezembro e busca parcerias para aumentar o volume de doações. “Além das coletas externas, nós também firmamos parceria com uma faculdade particular que dará isenção da taxa do vestibular, para as pessoas que doarem sangue”, contou.

Apesar dos mais de 18 mil doadores cadastrados no banco de dados da Fhemeron de Cacoal, o estoque não vem atingindo a meta diária e 35 a 40 bolsas de sangue coletadas. “Atualmente nós estamos conseguindo coletar apenas 20 bolsas de sangue ao dia e isso é bastante preocupante, pois nesse período de festas de fim de ano o consumo tende a aumentar, mas as doações diminuem”, explicou Tochiuqui.

No dia 25 de novembro será comemorado o Dia Nacional de Doador Voluntário. Durante o dia será oferecido lanche para os doadores e será oferecida uma camiseta do Fhemeron como brinde. A fundação fica localizada na Avenida Malaquita, ao lado do Hospital Regional.

A unidade móvel estará atuando no dia 5 de dezembro em Alvorada do Oeste. A coleta será realizada das 8h às 15h na Igreja Batista Lirio do Vale.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA