Carreta de prevenção à hanseníase faz exames gratuitos em Porto Velho

prevencaoExames e orientações para detectar e prevenir contra casos de hanseníase serão realizados em Porto Velho até a próxima sexta-feira (6). A mobilização é feita pela carreta do Projeto Roda Hans, comandada pelo Ministério da Saúde. A campanha começou nesta terça-feira (3) e é a primeira vez que acontece em Rondônia.

O projeto é realizado em parceria com as Secretarias de Saúde do Município (Semusa) e do Estado (Sesau). Além dos exames, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da hanseníase.

Em Porto Velho, a carreta passa pelos bairros Socialistas, Castanheiras e na Praça das Três Marias. As unidades de saúde dos locais atenderão nos períodos da manhã e da tarde.

A Semusa, reforçou, ainda, que é necessário que a população apresente o cartão do SUS para que seja realizado o atendimento.

Ao todo, a campanha vai percorrer 18 municípios do Estado. Só no primeiro semestre do ano, houve mais de 200 diagnósticos da hanseníase. Graças a esse número, Rondônia é o sexto estado do país com maior número de casos. No ano passado, houve apenas 56 diagnósticos em Porto Velho.

Doença

De acordo com a Vigilância em Saúde de Rondônia, a Hanseníase é uma doença crônica e infecciosa, que evolui de forma lenta e quieta.

Entre os sintomas, há a sensação de formigamento, dormência nas extremidades do corpo, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e diminuição na força muscular.

A transmissão da Hanseníase é pelo contato com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não a trataram. Porém, a doença tem cura.

O tratamento contra a Hanseníase é gratuito e feito nas unidades de saúde, sob indicação de até três medicamentos.

Confira o cronograma de atendimento em Porto Velho:

  • 3 e 4 de julho – Atendimento na Unidade de Saúde do Socialista (manhã e tarde)
  • 5 de julho – Atendimento na Unidade de Saúde do Castanheira (manhã e tarde)
  • 06 de julho – Atendimento na Praça das Três Caixas D’água (somente de tarde)
 Fonte: G1

Deixe o seu comentário