Casas em área de preservação são demolidas e donos protestam, em RO

casasTrês casas foram demolidas na terceira Rua do Setor 10, na manhã desta quinta-feira (26), em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com a prefeitura, as construções estavam em Área de Preservação Permanente (APP) e os proprietários foram notificados com antecedência. Mas os moradores protestaram contra a ação e reclamam não ter lugar para morar. A Polícia Militar foi chamada, mas não houve confrontos.

A dona de casa Jessica Fortes conta que há cerca de cinco anos foi retirada da área, com a promessa de ganhar uma moradia da prefeitura, através de programas habitacionais. No entanto, não teria conseguido, por isso voltou e construiu uma casa de alvenaria. “Hoje demoliram três casas. Disseram que a minha será uma das próximas”, lamenta.

O pedreiro Diones Prates diz que no local havia três casas em construção e admite que não ainda existiam moradores nos imóveis. Diones explica que morava em outro bairro e estava construindo uma residência para sair do aluguel. “Todo mundo sabe que aqui é uma área de risco, mas fizemos porque precisamos. Não deram prazo para tirar o material e chegaram hoje metendo a máquina”, reclama.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Elias Ladi Livi, afirma que os moradores foram notificados para paralisar as construções, em virtude de estarem em uma APP. Três casas, duas de madeira e uma de alvenaria, estavam em início de construção em local próximo à nascente de um córrego.

Na mesma rua, há casas construídas, já sendo habitadas. Nestes casos, o secretário explica que a prefeitura entrou na Justiça para reintegração de posse e aguarda a decisão. “As construções [demolidas] estavam bem no início e nem tinha teto. Eles foram notificados, desobedeceram e continuaram a construção. O material ficou à disposição dos moradores”, conclui.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA