Cerca de 80% das ligações feitas para o 190 são trotes, em Ji-Paraná, RO

trotesjipaAproximadamente 80% das ligações recebidas no número de emergência da Polícia Militar, 190, são trotes, em Ji-Paraná (RO), cidade localizada a 374 quilômetros de Porto Velho. Chamadas em que ninguém fala, ou de crianças brincando e até mesmo feitas acidentalmente pela tecla de emergência do celular ocupam as linhas. O 190 recebe cerca de 150 ligações em dias comuns; em dias de festas ou programações especiais na cidade, este número ultrapassa 400.

De acordo com o cabo Arthur Miranda, na maioria das chamadas, as pessoas não chegam nem mesmo a falar. “Alguns nos ligam e dizem que foi engano. Mas o que mais acontece são as ligações automáticas dos celulares. As pessoas colocam o celular no bolso e a tecla de emergência é clicada sem elas perceberem”, explica.

Outro problema, segundo Miranda, é a falta de informação das pessoas, o que prejudica o trabalho da polícia. “Tem gente que nos liga para saber o número de telefone de outras instituições ou para tentar fazer um registro de ocorrência. Enquanto estamos atendendo esta ligação, pode ter outra pessoa tentando nos ligar com uma ocorrência séria e que terá de esperar para ser atendida”, explica o cabo.

O número de ligações indevidas pode aumentar ainda mais na época de aula nas escolas. “Muitas crianças não têm noção do que estão fazendo e ligam para nada, para conversar. Solicitamos aos pais e professores que as orientem a utilizar o 190 apenas para casos de emergência”, pede.

O comandante Plínio Sérgio Cavalcanti ressalta que passar trote para a polícia é crime e, quando identificadas, as pessoas podem ser presas. “Quando o trote envolve a estrutura e uma viatura se locomover até o local e não ter nada, identificada, a pessoa será enquadrada no crime de falsa comunicação de ‘comunicação falsa de crime'”, explica. Conforme previsto no artigo 340 do Código Penal, a pessoa pode ser multada ou receber pena de detenção de um a seis meses.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA