Cerca de 90% do público-alvo já foi vacinado contra a gripe em Guajará-Mirim, RO

Cerca de 90% do público-alvo a ser vacinado contra a Influenza já foi imunizado em Guajará-Mirim (RO), cidade a pouco mais de 330 quilômetros de Porto Velho. Em contrapartida, os doentes crônicos são os que menos foram vacinados, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar 100% do público-alvo, que inclui gestantes, apenados do sistema fechado, profissionais da área de saúde e da prisional, crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, indígenas, pessoas portadoras de necessidade especiais e militares. A campanha se estende até o dia 31 de maio.

No município já foram vacinados 90% das pessoas que estão nos grupos prioritários, totalizando 15 mil imunizações até o momento. A Secretaria de Municipal de Saúde contabilizou que há cerca de 2.177 pessoas com doenças crônicas, sendo que 1.288 já foram vacinadas, ou seja, 60%.

Esse é o menor público-alvo vacinado. Para atingir a meta de vacinação, uma equipe volante está à disposição para se deslocar até essas pessoas.

No início de maio, a baixa procura pela vacina contra a gripe deixou a Secretaria Municipal de Saúde preocupada. A campanha teve início no dia 10 de abril e havia vacinado apenas 7 mil pessoas, o que corresponde a 35% dos grupos prioritários.

Quatro unidades de saúde de Guajará-Mirim realizam diariamente a vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, não há previsão da vacina ser aberta ao público em geral.

Veja abaixo os pontos de vacinação:

  • Centro de Saúde Carlos Chagas – Bairro Tamandaré
  • Posto de Saúde Sandoval Meira – Bairro Serraria
  • Posto de Saúde Irmã Maria Agostinho – Bairro 10 de Abril
  • Posto de Saúde Delta Martins – Bairro Jardim das Esmeraldas
Fonte: G1

Deixe o seu comentário