CHAPA 02 – RENOVAÇÃO, CORAGEM E LUTA!

xavierPrezadas Educadoras e Educadores,

As eleições do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Estado de Rondônia, SINTERO, trouxeram ao debate diversos fatores que estão há quase três décadas no esquecimento, entre esses fatores está a urgente necessidade de construir coletivamente um novo Estatuto para o SINTERO, uma vez que o processo eleitoral desta instituição revela-se absolutamente desigual e desumano, impondo dificuldades inomináveis aos filiados que, embora tenham os mesmos direitos estatutários, são tratados como inimigos pela atual diretoria sindical há mais de duas décadas.

Todas as pessoas que acompanharam o processo eleitoral do SINTERO puderam perceber que o resultado deixou muito claro o desejo de mudança das filiadas e filiados, apesar das desigualdades. A CHAPA 02 enfrentou um grupo financiado por pessoas poderosas e por instituições que possuem o desejo de controlar o sindicato e seus dirigentes. A CHAPA 02 não enfrentou apenas um processo eleitoral; também se colocou a favor das educadoras e educadores.

Não sabemos os motivos pelos quais estas pessoas que estão muito distantes das escolas de Rondônia, trabalham para manter-se no poder há cerca de 30 anos, mas sabemos que esse “sindicalismo profissional” movimenta milhões de reais todos os anos, sem prestar contas à categoria, como se o sindicato fosse propriedade particular.

Entretanto, apesar de todas as dificuldades, a CHAPA 02 fez uma campanha leal, honesta e apresentando propostas para mudar a situação de descaso enfrentada por nossa categoria. Não foi fácil viajar todo o estado, sem possuir nenhum recurso financeiro. Não foi fácil lutar contra uma chapa que detém e usou a máquina sindical a seu favor. Não foi fácil aceitar as mentiras, as calúnias e os ataques difamatórios contra nós.

Contudo, o resultado da eleição publicado no dia seguinte, sob circunstâncias duvidosas, mostrou que, mesmo com as desigualdades e com inúmeras irregularidades, as filiadas e filiados querem mudar a realidade. Das 11 Regionais em disputa no estado, vencemos em 06 e certamente teríamos vencido outras, se não fossem os problemas criados pela própria Comissão Eleitoral como a determinação de que todas as urnas deveriam ser itinerantes. O resultado da votação para a Diretoria Executiva mostrou claramente a força e o desejo de mudança das educadoras e educadores de nosso Estado. Perdemos, conforme apuração da Comissão Eleitoral, por uma diferença de 105 votos, sendo que a CHAPA 02 teve 5.799 votos, contra 5.904. Este resultado também evidencia a fragilidade de todas as entidades sindicais e demais pessoas que financiaram e apoiaram a atual Diretoria do SINTERO, visto que a diferença a favor da chapa vencedora foi de 0,4% pontos.

Continuaremos o debate sobre a educação e sobre a necessidade de buscar novos caminhos para o movimento sindical em Rondônia e estaremos lado a lado com as Regionais eleitas, objetivando que as propostas discutidas com nossos colegas da educação possam atingir os objetivos que realmente atendam os interesses das educadoras e educadores e não de empresas ou pessoas.

Queremos agradecer a todos os colegas de trabalho que acreditaram nas propostas apresentadas e votaram na CHAPA 02. Agradecemos também todas as pessoas da categoria que, mesmo não sendo filiadas ao sindicato, ajudaram a defender a nossa chapa, mesmo sem nenhuma vantagem financeira e apenas por entender que a mudança se faz necessária.

Agradecemos aos veículos de comunicação e profissionais da imprensa independentes e imparciais pelo espaço concedido e pela atitude democrática com que fomos tratados em todos os municípios onde andamos.

Agradecemos pela determinação, pela coragem e pelo brilhante trabalho que foi feito em todo o Estado, mesmo porque a Chapa 2 não teve as condições de trabalho que gostaríamos, em virtude das dificuldades já citadas. Certamente que ficou evidente a qualidade das educadoras e educadores, pois fazer uma campanha como fizemos realmente não é tarefa das mais fáceis. Isto também deve servir de estímulo para que em disputas futuras saibamos de nossa força.

Agradecemos a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, tiveram importante contribuição para que a CHAPA 02 pudesse ter este resultado, demostrando que as filiadas e filiados do nosso sindicato estão cansados do sindicalismo de interesses pessoais.

Reafirmamos que neste processo eleitoral, e nos futuros, nossa luta continuará para que Rondônia possa vislumbrar dias melhores para as educadoras e educadores e por consequência para o futuro da nossa terra.

Membros da CHAPA 02

Francisco Xavier Gomes

Deixe o seu comentário