Cheia inicia na Bacia do Javari, no Amazonas

cheiaMANAUS – Os amazonenses já podem se preparar para amarrarem as marombas. De acordo com o último boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a vazante nos rios do estado está chegando ao fim. No caso da Bacia do Javari, os rios já estão em franco processo de enchente. Na do Amazonas, o rio está parado e na do Negro, o rio já está subindo, o que indica fim de vazante.

Já as Bacias do Purus, do Solimões e do Madeira se encontram em pico de vazante. No estado de Roraima, no município de Caracaraí, onde o CPRM possui uma estação de monitoramento, o rio Branco está 36 centímetros abaixo do registrado no mesmo período de 2013.

O rio Negro é monitorado em quatro estações a partir de São Gabriel da Cachoeira, além do Porto de Manaus. O CPRM informa que o rio está dando indícios de término de vazante porque está subindo. No site do Porto de Manaus, é possível verificar que o rio subiu 6 centímetros entre 30 de outubro e 2 de novembro. Na estação do Paraná do Careiro, no Careiro, o nível do Rio Amazonas está estável há quatro dias na cota de 7,48 m, indicando fim do período de vazante na localidade.

Fonte: Portal Amazônia

Deixe o seu comentário