Cirurgia bariátrica será realizada em hospital estadual de Rondônia

obesidadeO Estado de Rondônia começará a fazer cirurgias bariátricas em pessoas obesas no primeiro semestre de 2015, em Porto Velho. O estado está em oitavo lugar, com 52% da população adulta da capital obesa. A primeira videocirurgia deve acontecer no final de fevereiro, no Hospital de Base Ary Pinheiro.

A cirurgia bariátrica, para a redução de estômago, é realizada em pessoas com obesidade mórbida. Em incentivo ao emagrecimento com alimentação saudável e atividades físicas, a Policlínica Oswaldo Cruz realiza um trabalho através do Programa de Atendimento Especializado ao Paciente Obeso (Paepo), para tratamento diferenciado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com profissionais nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.

Segundo o diretor técnico do HB, Rodrigo Bastos, as cirurgias devem ser feitas por videolaparoscopia, uma videocirurgia que não tem necessidade de abrir o paciente, além das cirurgias tradicionais que continuam sendo realizadas. Uma equipe médica e técnica foi formada com cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e cirurgiões plásticos. Com o início do procedimento, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tem como meta zerar a fila de espera com mais de 50 pacientes cadastrados.

Uma triagem já está sendo realizada em um ambulatório no HB, dando início aos procedimentos pré-cirúrgicos, com reeducação alimentar e física para redução de peso, além de acompanhamento psicológico.

O material para a videocirurgia é de última geração com fonte de luz de nenonio, bisturi a laser e pinças exclusivas para a cirurgia. “A ideia é fazer anualmente 48 cirurgias por vídeo, fora as de céu aberto [tradicionais]”, disse o diretor técnico. A primeira cirurgia será realizada no final de fevereiro.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA