Complexo da EFMM recebe limpeza para remover sedimentos, em RO

limpeza EFMMApós dois anos da cheia histórica do Rio Madeira, em 2014, parte da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em Porto Velho está recebendo limpeza para a retirada de sedimentos acumulados. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), os trabalhos deverão ser finalizados dentro de três a seis meses.

Segundo secretário, Eduardo Damião, cerca de 1,5 mil caminhões de barro e sedimentos já foram retirados durante a limpeza. O local estava abandonado e o matagal com mais de um metro. Durante a semana, cinco caminhões trabalham na retirada e nos finais de semana outros 15 caminhões do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) ajudam.

“O local estava completamente tomado pelos resíduos do Rio Madeira. Nós ainda não tínhamos feito nada, porque era posse da marinha. Só depois que a Associação dos Amigos da Estrada de Ferro entrou com uma ação na Justiça Federal, a Marinha passou a responsabilidade para Prefeitura do município”, comenta Eduardo.

Cerca de 50% da área já foi limpa e mais de 18 mil metros de barro já foram removidos. Os sedimentos estão sendo levados para uma área do outro lado do Rio Madeira, que segundo secretário é um local degradado que precisava de recuperação.

“Depois que retirarmos o grosso, vamos iniciar uma limpeza fina, com equipamentos menores. Após finalizar o trabalho, penso em plantar grama em toda extensão, para tornar um local mais atrativo”, explica.

limpeza EFMM1Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA