Concurso de ‘booktubers’ é realizado para incentivar leitura aos jovens de Ariquemes, RO

A biblioteca municipal de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, está com inscrições abertas para um concurso de “booktubers”. A iniciativa consiste em fazer os leitores gravarem vídeos comentando sobre os livros que gostaram de ler e que publiquem nas redes sociais. Jovens de 14 a 29 anos podem participar do concurso, que entregará premiação em dinheiro aos melhores relatos.

Repletos de contextos diferentes, há quem faça uma longa e divertida viagem nas histórias existentes em cada livro. E com o objetivo de ver os leitores compartilhando as experiências da leitura, para incentivar outras pessoas ao hábito de ler, a biblioteca do município decidiu promover a iniciativa.

“É um projeto de incentivo à leitura, onde a pessoa escolhe o livro favorito e grava um vídeo dizendo quais os motivos de terem escolhido, o que acharam da história e todas as experiências com a leitura para conseguir incentivar novos leitores”, disse a bibliotecária Cíntia de Jesus.

Segundo Cíntia, os vídeos podem ser gravados com o próprio telefone celular do leitor e devem possuir duração de até seis minutos. Ela ressalta que os vídeos devem ser gravados na horizontal e o leitor precisa se identificar, falar em qual bairro mora e contar tudo sobre o livro escolhido para a leitura.

“É uma forma de integrar a leitura dos livros com as redes sociais, pois hoje, o jovem está em todas as redes sociais. Então são dois ganhos que eles terão, o do conhecimento através da leitura e do aprendizado em se comunicar com a sociedade. Além de poder ganhar uma premiação em dinheiro”, destacou Cíntia.

As inscrições devem ser feitas na biblioteca até o dia 20 de outubro. No dia 22 de outubro, uma comissão formada por especialistas em educação e influenciadores digitais se reunirão para avaliar e escolher os melhores vídeos. Os vencedores ainda participarão da etapa nacional.

A Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha está localizada na Avenida Tancredo Neves, 2490, no Setor Institucional, ao lado da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) do município.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário