Conselho Municipal de Saúde reúne-se com Técnicos da Regional de Saúde em busca de informações

cmsA presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edna Mota, acompanhada de alguns membros da entidade, esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 20 de março, com o corpo técnico da Regional de Saúde de Cacoal. Na reunião foi debatida a situação do SAMU, que o CMS já vem acompanhando todo o processo de implantação desde 2013 através dos técnicos Ismael e Suzana. O Conselho de Saúde também cobrou providências em relação à rede cegonha, cujos recursos estão disponíveis, mas com sua movimentação paralisada por falta de ação do Poder Executivo e corre-se o risco de que seja devolvido à União.

Os conselheiros também buscaram informações junto ao Ministério da Saúde (MS)  e próxima na semana solicitará ao MS que envie os Técnicos para discutir juntamente com o  CMS e os Técnicos do estado de Rondônia  aprovado pela Comissão de Inter Gestores Bipartite (CIB).

Os membros da comissão também se dirigiram até o Hospital Municipal Materno Infantil, juntamente com a presidente Edna Mora, para verificar a sala onde vai ser implantada  a rede cegonha no Município. De acordo com a diretora do HMMI, Meila Witt, até o dia 04 de abril será inaugurada a sala de Centro de Parto Normal (CPN) de Cacoal.

“Apesar deste Conselho não ter prerrogativa para interferir na gestão da saúde pública, os conselheiros têm o dever de acompanhar e relatar os fatos à sociedade quando algo não estiver  bem.  Como a situação em Cacoal no âmbito da saúde é bastante precária, estamos trabalhando junto com aos entes públicos, como Legislativo, Executivo e Judiciário,  para  cobrar melhorias na Saúde de Cacoal”, afirmou a presidente Edna Mota.

CONFIRA ABAIXO, A COMISSÃO DESIGNADA PARA ACOMPANHAR E ANALISAR O ESTÁGIO ATUAL DA IMPLANTAÇÃO DO SAMU EM CACOAL.

Clodoaldo Simões – Presidente;

Josoir Araújo – Relator

Carlos Lopes – Membro

Sandra Carrijo Marques – Membro.

 

Reportagem: Daniel Oliveira da Paixão e Clodoaldo Simões

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA