Contaminação por agrotóxicos é detectada em região do PA

agrotoxico-aviaoUma avaliação realizada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) detectou a presença de contaminação por agrotóxicos nas águas da área conhecida como Região de Expansão do Dendê, na Região do Baixo-Tocantins, no Pará. Os resultados foram apresentados em uma reunião realizada nesta quinta-feira (18) no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Belém, com representantes do IEC e da Promotoria de Justiça da I Região Agrária do Pará.

A Avaliação das águas superficiais e sedimentos foi realizada em uma área de 840 Km², que está localizada entre os Municípios de São Domingos do Capim, Concórdia do Pará, Bujaru e Acará. Foram coletadas amostras em 18 pontos da área e a contaminação foi detectada em 14 deles.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), o agorotóxico encontrado na análise é utilizado na cultura do dendê, assim como cianobactérias detectadas, provenientes de carga orgânica que podem ter relação com a quantidade de agrotóxicos utilizados na área.

De acordo com o MPPA, a reunião discutiu a relação destes compostos detectados com as denúncias das comunidades locais, que se queixam de coceiras, erupções na pele e doenças em animais como galinhas e patos.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário