Correção de lábio leoporino deve ser feita gratuitamente, em Rondônia

Labio-LeporinoCrianças do estado de Rondônia poderão realizar, pela primeira vez, cirurgias de correção de lábios leporinos gratuitamente. A ‘Operação Sorriso Brasil’ é uma organização sem fins lucrativos que vem para Porto Velho através de uma parceria firmada com o Hospital Santa Marcelina.

De acordo com o enfermeiro do hospital, Cleumar Nascimento, serão realizadas triagens com as crianças no dia 8 de dezembro, a partir das 8h, no Hospital Santa Marcelina. “Os pacientes serão avaliados por uma equipe médica e os que estiverem aptos a fazer a cirurgia serão internados já no dia 9 de dezembro”, explica Nascimento.

O enfermeiro diz que o lábio leporino é uma anormalidade que acontece devido à má formação fetal. “A criança já nasce com uma fissura labial e em muitos casos a cirurgia é feita enquanto bebê”, disse.

Outros órgãos como governo, prefeitura e marinha também estão envolvidos nesta ação. “Será montada uma grande estrutura para atender a demanda dessas crianças que há muito tempo estão aguardando na fila por uma cirurgia fora do estado”, afirmou o enfermeiro.

Segundo Nascimento, o processo da correção do lábio leporino é dividido em várias etapas. Por isso, no próximo ano, as pessoas que forem operadas agora em 2014, farão uma segunda cirurgia e, dependendo de cada caso, outras cirurgias serão necessárias.

Os interessados em agendar a consulta devem ligar para os números do Hospital Santa Marcelina: (69) 3218-2200, (69) 3218-2201 e (69) 3218-2211.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA