Curso de classificação de grãos de café será oferecido a produtores de Cacoal, RO

cafeUm curso básico de classificação de café conilon será oferecido aos produtores rurais de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. De acordo com o organizador do evento, Celso Adame, ao final da capacitação os participantes saberão identificar os principais defeitos dos grãos produzidos na lavoura. O curso será ministrado no parque de exposição no sábado (25). O investimento será de R$ 20 para custear a alimentação.

O curso será ministrado por seis especialistas em análise de café de Cacoal e região. Entre os assuntos abordados estão as etapas e procedimentos utilizados para a classificação do grão e forma correta de usar a tabela mundial dos defeitos do café. Segundo Celso, existem defeitos como grão preto, verde e marinheiro. Ao final do curso, os cafeicultores terão uma noção básica de classificação desses grãos.

“O produtor sabe sobre lavoura, adubação, qualidade, mas ele também precisa ter conhecimento do produto que produz. Então durante esse curso, queremos que eles aprendam o que é um café com 200 defeitos, 300 defeitos e assim por diante”, afirma Celso.

Adame explica que é importante que o cafeicultor saiba classificar seu café, pois o produto tem muita oscilação de valores e o exportador paga um valor melhor que a indústria, que costuma colocar o valor abaixo.

O curso será ministrado no Parque de Exposição a partir das 9 horas, no sábado. Para se inscrever, basta chegar um pouco antes do início e preencher um formulário com dados pessoais. No local será servido almoço para os participantes e a previsão é que o curso seja concluído às 16h30. Ao final, todos os participantes receberão certificados de conclusão.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário