CURTO CIRCUITO DEIXA CINCO MUNICÍPIOS DO VALE DO JAMARI SEM ENERGIA

falta-energiaUm curto circuito no disjuntor de proteção de um dos transformadores principais da subestação da Eletrobras Distribuição Rondônia em Ariquemes (RO), distante cerca de 200 quilômetros de Porto Velho, deixou sem energia elétrica cinco municípios do Vale do Jamari na noite de terça-feira (4). Na manhã desta quarta-feira (5), houve um segundo curto circuito, mas dessa vez em um poste de energia no Setor 2. A gestão local da empresa descartou relação entre os dois incidentes. Três municípios seguem sem energia e não há previsão para se restabelecer.

De acordo com o gerente local da Eletrobras Ariquemes, Thiago Ribeiro da Cunha, por volta das 21h45 da noite desta terça-feira houve um curto circuito, provavelmente provocado por um raio, que causou danos no equipamento que faz a proteção de um dos dois transformadores principais da subestação. Devido ao impacto do dano na rede elétrica, no momento do curto houve uma pequena explosão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve as o início de incêndio.

Com o curto, todas as redes sustentadas pela subestação danificadas foram desligadas e os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo, além do distrito de Bom Futuro ficaram sem abastecimento de energia. O gerente local informou que as equipes de plantão foram mobilizadas e, por volta das 2h da manhã de quarta-feira, a energia foi restabelecida nos municípios citados acima e em 50% de Ariquemes. Às 5h da manhã, 20% do fornecimento da cidade voltou ao normal. Na ocasião, a previsão era que final do dia toda distribuição estaria normalizada.

Por volta das 9h30 da manhã desta quarta, houve um novo curto circuito, desta vez em um poste de energia no Setor 2. “Tivemos um curto na cidade próximo a Avenida Jamari com a Juscelino Kubitschek. Quando acontece isso, a carga elétrica tende a vir em direção a subestação. Ao chegar o sistema não deixa entrar e aconteceu um novo apagão”, explicou o gerente.

O novo curto provocou uma pequena explosão em alguns equipamentos da subestação e fiações elétricas desabaram. O problema também voltou a deixar a cidade de Ariquemes sem energia elétrica, além de Cacaulândia e Rio Crespo. A gestão local descartou ligação entre os dois incidentes. “Foi uma infeliz coincidência”, comentou o gerente.

A Eletrobras informou que por volta das 14h desta quarta-feira, deve chegar ao município uma subestação móvel vinda de Jaru (RO). “Com esse equipamento vamos conectá-la para ter uma ideia de quando podemos restabelecer a energia em Ariquemes. Ao ser restabelecida, a subestação tem a capacidade de suprir apenas 50% da necessidade do município”, explicou. A empresa alega que ainda não há previsão para que a energia seja regularizada.

Fonte: G1/alerta noticias

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA