DEPUTADOS SE REÚNEM COM CÔNSUL DE CUBA NA AMAZÔNIA

reuniaoUma maior aproximação entre Rondônia e Cuba foi discutida nesta quarta-feira (16), durante audiência do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e do deputado José Lebrão (PMDB), com o cônsul-geral cubano para a região Norte, Turcios Miguel López.

Vivendo um processo de abertura política e comercial, o país caribenho implantou, em agosto do ano passado, em Manaus, um Consulado para atender aos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Pará.

“É importante que haja essa aproximação, para que Rondônia possa ter um novomercado para a carne e para a sua produção de grãos, por exemplo,” observou Maurão.

Em sua primeira visita a Rondônia, López se mostrou interessado em construir laços comerciais com o Estado, que se destaca na produção agropecuária, produtos que Cuba necessita importar.

“Estamos estabelecendo os primeiros contatos, para que possamos construir um canal de diálogo com as autoridades de cada Estado da região Norte, abrangidos pelo nosso Consulado”, afirmou Turcios.

Já o deputado Lebrão destacou que Rondônia está numa posição geográfica privilegiada, e que a reabertura da BR 319 facilitaria o intercâmbio comercial com Cuba.

“Pela 319 os produtos de Rondônia teriam muito mais competitividade e possibilidades na comercialização com Cuba. Essa abertura comercial é uma janela importante que podemos aproveitar”, completou.

Maurão e Lebrão foram convidados para participarem, em Havana, na primeira semana de novembro, da Feira Internacional promovida pelo Governo cubano.

“O evento já conta com a participação do Governo brasileiro, mas seria importante que Rondônia pudesse mostrar a sua força produtiva nesta feira de negócios”, acrescentou Maurão.

O cônsul cubano deverá prestigiar a 5ª edição da Rondônia Rural Show, evento promovido pelo Governo de Rondônia, e que ocorrerá em maio próximo em Ji-Paraná, que fomenta o setor produtivo e mostra as potencialidades do Estado.

Fonte: Assessoria

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA