Em visita ao projeto social do RSC, César Sampaio relembra início no esporte

cesar sampaioO ex-jogador da Seleção César Sampaio passou por Porto Velho, RO, para visitar o centro de treinamento do Rondoniense. César atualmente trabalha como gestor de futebol e relembra como iniciou no esporte. Emocionado com o trabalho social realizado pelo clube, César explica que ao conhecer o projeto do RSC decidiu visitar o estado. O ex-jogador diz que a visita em Rondônia é uma volta no tempo.

– Eu conheci o projeto do Rondoniense por meio do Ronei Schulze, diretor de planejamento do clube, mas tinha visto apenas no papel e me veio o desejo de ver de perto esse trabalho. Eu realmente volto ao tempo, sou fruto de um trabalho social e meu papel é mostrar para esses meninos que os sonhos se realizam, basta disciplina e garra.

César explica que é importante mostrar que o esporte requer do atleta muito mais que talento. O trabalho é ressaltado pelo profissional no âmbito social, unindo o esporte com a formação da cidadania dos jovens.

– Algumas pessoas jogam por pura diversão, outros por talvez sonhar com a fama, essas coisas são consequências, pois só alcança um patamar mais alto se as bases do esporte são vividas, que é disciplina, respeito, entrega e acima de tudo, amor.

Voltando ao passado, César Sampaio explica que é preciso conscientizar os jogadores mais novos das responsabilidades natas de um atleta dentro e do campo e valores agregados ao esporte.

– Vim de uma família que passou muita dificuldade, meu pai era carteiro, minha mãe costureira e por meio de muita disciplina no campo e fora dele mudei minha realidade e a realidade da minha família.

César ainda destaca que tem visto neste projeto a história de vida dele contada por novos personagens. O jogador ainda diz que o estado investindo no esporte, garante outros ganhos, não apenas títulos.

– Vim de uma realidade muito semelhante à desses jogadores, sou de família humilde e no esporte encontrei minha oportunidade de mudança. Precisamos mostrar para todos que investindo no esporte, todas as outras áreas são beneficiadas. A prática do esporte salva muitos jovens e muda a realidade de muita gente, mudou a minha! – enfatiza, César.

Histórico de César Sampaio:

Considerado um dos melhores volantes do futebol mundial na década de 90, César Sampaio foi revelado no Santos e teve o maior destaque quando atuou no Palmeiras. Na Copa do Mundo em 1998, o ex-jogador foi autor de três gols pela Seleção Brasileira. Atualmente fora dos jogos, mas ainda presente nos campos, César trabalha como gestor de futebol. O atleta trabalha com esporte para formação e construção da cidadania.

Títulos Brasileiros:
Campeonato Paulista: 1993 e 1994
Campeonato Brasileiro 1993-1994
Torneio Rio-São Paulo 1993 e 2000
Copa Libertadores da América 1999
Títulos internacionais
Yokohama Flugels
Supercopa Asiática 1995
Copa Imperador 1998
Deportivo La Coruña
Supercopa da Espanha 200
Títulos pela Seleção Brasileira
Copa América 1997
Copa das Confederações 1997

Fonte: GE

Deixe o seu comentário