Empreendedorismo cresce e taxa de desemprego continua estável, em RO

empreendedorismoEm dezembro de 2014, o Brasil fechou o terceiro trimestre com índice de desemprego em 6,8%. A porcentagem indica queda no desemprego em relação ao período anterior. É a primeira vez que o país registra queda no desemprego, em quase dois anos. Em compensação, o número de empreendedores no Brasil cresceu, especialmente em Rondônia. Mas quanto o desemprego influencia no empreendedorismo?
Pouco. Segundo o presidente da Associação dos Jovens Empresários de Rondônia (AJE), Fawez Holanda, empreender por necessidade diminuiu consideravelmente, já que a cada ano o jovem está mais preparado para empreender por oportunidade. “Com o desemprego normalmente a pessoa sai na zona de conforto”, explica.

Segundo Holanda, atualmente o jovem empreendedor é um agente de mudança na região em que vive e contribui com a sociedade. Em um ano de existência, a AJE procura defender uma sociedade melhor, e um desenvolvimento econômico e social no estado, explica o presidente.

“A bandeira principal é o empreendedorismo que trabalha sobre três pilares: capacitação, relacionamento e representatividade”, relata. A capacitação compreende dar ferramentas para o jovem empreendedor se desenvolver e prosperar no mercado; No âmbito de relacionamentos, a associação busca realizar eventos para incentivar o ‘network’ (contatos e relacionamentos), para integrar uma rede maior de empreendedores; e representatividade para aproximar os associados das entidades que possam auxiliar o projeto almejado.

Entre as parcerias estão Sebrae, Fecomércio e Fiero. A associação costuma fazer eventos para estimular os associados e sociedade em geral a desenvolver os atributos do empreendedorismo.Um dos exemplos é a palestra com o cofundador da Azul, em novembro de 2014, que abordou competência e inovação como estilo de vida.

Fawez afirma que em 2015 as ações serão intensificadas. “2014 foi um ano de consolidação”, diz. “Estaremos promovendo novos eventos de integração e capacitação, buscando integrar e expandir para todo o estado de Rondônia. No início de janeiro vamos divulgar a agenda de 2015”, conclui.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA