Entidades de RO cobram do Estado ações contra violência a jornalistas

jornalistasNesta quarta-feira (27), jornalistas ligados a quatro entidades que representam os profissionais da imprensa em Rondônia, entregaram ao presidente do Poder Legislativo do Estado, deputado Maurão de Carvalho (PMDB), um documento com manifesto cobrando ações da segurança pública contra o que eles chamaram de escalada de violência contra a categoria.

Segundo o manifesto, os jornalistas estão sendo vítimas de tentativas de homicídios, agressões e ameaças, principalmente nos municípios do interior do Estado. A reação é em repúdio a duas tentativas de assassinatos a dois profissionais, registradas recentemente na região de Cujubim, no Vale do Jamari.

Em nota à imprensa, o presidente do legislativo estadual afirmou que atentar contra os jornalistas é uma ofensa aos direitos primordiais e sagrados de uma sociedade e que a Assembleia vai cobrar da Segurança Pública que os casos sejam apurados.

O documento foi entregue ao parlamento pelos jornalistas Osmar Silva, Lenilson Guedes e Marco Anconi, da Associação de Imprensa de Rondônia (Airon), pelo decano do jornalismo rondoniense, Euro Tourinho, pelo presidente da Associação dos Radialistas de Rondônia, Paulo Xisto, e pelos representantes da Associação das Rádios Comunitárias em Rondônia, Edmilson Costa e Antônia Maia.

Além da Assembleia, os jornalistas dizem que acionaram o Governo, através da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o Tribunal de Justiça e a Justiça Federal. Segundo eles, os Ministérios Públicos Federal e Estadual também serão mobilizados.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA