Estudantes de Roraima são campeões em Jornada de Foguetes

alunos_foguetesQuatro alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) ficaram entre os vencedores da VI Jornada de Foguetes.

Leonardo Ribeiro, João Marcos Gomes, Jonathas Santana e Lucas Terminelle participaram pela primeira vez da competição que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

O foguete construído pelos alunos era de garrafas PET e o combustível foi feito com vinagre e bicarbonato de sódio. “Essa mistura causa uma reação, forma gases, aumenta a pressão interna da garrafa. Quando essa pressão é liberada, ela é ejetada”, explicou o professor Luiz Faustino de Souza.

No total, mais de 60 equipes participaram da jornada e 38 receberam o troféu de campeão. “O nosso foguete foi o mais alto, mas a competição não era de míssil”, contou Jonathas. No campeonato eram premiados os foguetes lançados mais longe no sentido horizontal. “O objetivo da competição é despertar o interesse nas áreas de engenharia, astronáutica, essas áreas tecnológicas”, contou Faustino.

Além da participação no evento, os estudantes tiveram a chance de conhecer o astronauta brasileiro Marcos Pontes: “Foi uma experiência bem legal, incentivadora”, disse Jonathas.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA