Expedição Safra abre colheita de 50 mil toneladas de soja em Roraima

soja_atnA partir de sexta-feira (26), em Boa Vista, a Expedição Safra abre oficialmente a colheita de 50 mil toneladas de soja em Roraima. Os grãos foram plantados em 18 mil hectares e representam o dobro da produção do ano passado. A programação da Expedição segue até o sábado (27).

Segundo o produtor Geison Nicaretta, integrante da comissão que vai abrir oficialmente a colheita em Roraima na parceria com a Expedição Safra as terras próximas a Boa Vista têm grande potencial à produção da oleaginosa. Para ele, a safra 2013/14 representa um auge na produção agrícola do estado e demonstra que a regularização fundiária tem estimulado o plantio.

“O processo de tregularização fundiária trouxe benefícios como a obtenção de licenças ambientais para os terrenos e, ainda, permitiu alavancar recursos para investimento”, sustentou Nicaretta.

Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra, acredita que a colheita do próximo ano será ainda maior.

“Vencidas as limitações das implicações à regularização fundiária, o grande balizador à expansão da agricultura no estado é o mercado. Se estiver favorável pode resultar em um acréscimo de até 20 mil hectares de lavoura por ano”

O diferencial da produção do estado é a entressafra. Roraima segue o calendário dos Estados Unidos, onde a colheita de grãos está apenas começando. A diferença é a safra, a dos norte-americanos é a 2014/15 e de Roraima ainda é 2013/14. O plantio é feito no mês de maio, quando as chuvas são mais intensas, iniciando-se a colheita na primavera, entre os meses de setembro e outubro.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário