Falta de material impede exames no laboratório do HR em Ariquemes, RO

ExamesTrês tipos de exames não estão sendo realizados no laboratório do Hospital Regional de Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, desde a semana passada. O problema seria pela falta de reagentes químicos para realizar os exames de PCR, que identificam infecções, além do TGO e TGP, que identificam a função hepática. De acordo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), o impasse deve ser resolvido dentro de 10 dias.

De acordo com o secretário da Semsau, Joseilton Solto, os exames que não estão sendo realizados por falta de componentes químicos estão sendo reagendados, mas os pacientes que necessitam de urgência precisam fazer as análises na rede particular.

É o caso de uma paciente, moradora de Itapuã D’ Oeste (RO) distante cerca de 80 quilômetros de Ariquemes. Ela, que prefere não se identificar, relata que procurou o laboratório, mas terá pagar pelos exames na rede privada. “Não estão fazendo os exames que preciso. Pediram para aguardar, mas não posso esperar”, comentou.

Ao G1, Solto explicou que o motivo para não realização dos exames de PRC, TGO e TGP se deve a reforma e ampliação do laboratório do hospital, que firmou parceria com um novo fornecedor.
No novo contrato, a empresa fornecerá uma máquina de bioquímica para o laboratório, em que serão possíveis maiores variedades de exames, além de aumentar em 25% a demanda de análises, que atualmente é de 15 mil exames mensais. “Com a nova máquina eles mandam também os componentes químicos para a realização de todos os exames”, explicou.

O coordenador do laboratório do Hospital Regional, Jair Henrique, disse que a previsão é que a máquina e os reagentes cheguem ainda esta semana.

Fonte: G1
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA