Fazenda agropecuária de RO está no ranking nacional de sustentabilidade

sustentabilidadeUma fazenda de Machadinho D’Oeste é considerada a mais sustentável no ramo agropecuário do estado de Rondônia, e a segunda da região Norte a receber classificação ouro por atender a todos os itens obrigatórios do Programa de Boas Práticas Agropecuárias (PBA) da Empresa Brasileira de Agricultura e Pecuária (Embrapa), que delega normas e procedimentos de sustentaibilidade aos produtores agropecuários. A fazenda também está em 10º lugar em nível nacional como uma das mais sustentáveis.

A Fazenda Don Aro tem quase 1.600 hectares (ha), sendo 249 ha de áreas de preservação permanente, 163 ha de reserva legal e 58 ha de reposição florestal. Além do mérito atestado pelo programa a propriedade também é pioneira no estado na adoção da coleta seletiva, de acordo com o plano nacional “Lixo Zero” e o plano de “Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)”, de acordo com a Lei 12305/2010.

A propriedade também investe na recuperação das áreas protegidas consideradas como Áreas de Preservação Permanentes (APPs), com o plantio de nove mil mudas de castanheiras e duas mudas de espécies nativas.

O dono da propriedade, Giocondo Vale, diz que investe na sustentabilidade há vinte anos e que até fez pós-graduação em gestão ambiental. Segundo Giocondo, a propriedade conta com reposição florestal feita com o plantio de tecas, castanheiras e madeiras. “A propriedade historicamente não sabe o que é fogo. Nada é jogado fora, tudo é reaproveitado”, conta.

A fazenda ainda investe na recuperação de pastagens, integrando lavoura e pecuária, que é um sistema que melhora as condições físicas e químicas do solo. Para chegar ao nível atingido, Giocondo teve a ajuda de um um técnico especializado em assistência técnica rural que identificou pontos que necessitavam de melhorias, e auxiliou na correção das não conformidades observadas, de modo a atender os requisitos do programa.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA