Festival de cinema ambiental de RO participa de fórum em Portugal

O Festival de Cinema Ambiental (Cineamazônia), é o maior da Região Norte, ele está entre os três maiores festivais de cinema ambiental no Brasil e é um dos 40 do planeta que participará do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente do mundo, que acontece em Seia, Portugal, no próximo final de semana, de 13 a 15 de outubro.

Segundo Fernanda Kopanakis, que representará o Cineamazônia na Europa, a participação no evento reafirma a importância do trabalho que os cineastas do norte fazem ao longo dos 16 anos de Cineamazônia.

“Esse reconhecimento é uma forma de dizer pra gente continuar apesar de todas as dificuldades e desafios que a gente tem. Eu tô indo muito entusiasmada de falar da nossa região, da nossa Amazônia”, diz Fernanda.

Desde 2008 o Cineamazônia é um festival itinerante, que já percorreu mais de 193 mil quilômetros com as apresentações.

De acordo com a organização do Cineamazônia, o fórum, que acontece no primeiro dia do festival, tem assegurada a presença de 37 diretores de festivais de cinema ambiental de todo o mundo, além de outros conceituados oradores internacionais, como o líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, que foi um dos homenageados do Cineamazônia em 2016, por sua luta em defesa da Amazônia brasileira.

O 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente reúne festivais com temática ambiental da Albânia, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, República Tcheca, República Dominicana, França, Alemanha, Índia, Irão, Itália, Japão, Kosovo, Malásia, México, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Estados Unidos e Portugal.

Do Brasil, além do Cineamazônia, participam apenas o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), realizado na cidade de Goiás e o International Environmental Film Festival do Rio de Janeiro (Filmambiente).

Fonte: G1

Deixe o seu comentário