Funcionário de posto de saúde em RR denuncia descarte irregular de lixo

lixoO lixo biológico produzido pelo laboratório de análises clinicas e pelo consultório odontológico da unidade básica de saúde localizada no bairro Caranã, zona Oeste de Boa Vista, está sendo descartado de forma irregular, segundo um funcionário do local. O denunciante afirmou que já foram solicitadas providências ao diretor do posto várias vezes, mas nada foi feito.

De acordo com ele, há meses os materiais são descartados em um lixo comum e, quando não há mais espaço nos baldes, são colocados no chão, o que oferece risco de contaminação do solo. “No lixo tem sangue, urina, fezes. Ontem à tarde [quarta, 12], os pacientes estavam reclamando que estava cheio de fezes no chão porque os cachorros que ficam no local tinham rasgado os sacos”, contou.

“Antes, o lixo era depositado direto no lixão, mas agora colocaram ao lado do posto baldes onde o material está sendo jogado”, afirmou o funcionário que não quis se identificar.

Segundo o denunciante, os postos particulares são cobrados de forma intensiva pela Vigilância Sanitária para que construam depósitos de concreto para o armazenamento do lixo biológico, em virtude do risco que ele oferece à saúde das pessoas, mas o mesmo não acontece com as unidades públicas.

Outro lado

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Boa Vista informou que em nenhuma circunstância o lixo biológico é colocado com o lixo comum. Existe em todas as unidades de saúde um reservatório próprio para este tipo de lixo. A coleta do lixo biológico também é diferenciada e é feita três vezes na semana.

A Secretaria esclareceu que nesta semana o carro que faz a coleta do lixo ainda não passou na unidade de saúde do bairro Caranã, mas a empresa responsável pelo serviço já foi notificada e ainda hoje o lixo será recolhido.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA