Hospital oncológico de Cacoal oferece atendimentos preventivos aos homens

hospO Hospital São Daniel Comboni de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, realizou na manhã de sábado (18) a ação ‘Comboni Azul’. O objetivo, segundo o presidente da Associação Assistencial a Saúde São Daniel Comboni (Assdaco), Claudemir Borghi, é diminuir o índice de pacientes que chegam ao hospital com o câncer em estágio avançado. A ação foi direcionada aos homens, em alusão ao Novembro Azul.

Claudemir explica que o Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, em especial aos homens, voltado à prevenção de doenças, como o câncer de próstata.

Durante o ‘Comboni Azul’, os homens foram atendidos com exames de PSA, toque e aferição de pressão. A expectativa é que até o final do dia, mais de 600 homens sejam atendidos.

“Todos os resultados dos exames serão entregues aos pacientes posteriormente e, caso seja necessário, todos os exames e atendimentos complementares serão oferecidos pelo hospital de forma gratuita. Valorizamos essas ações preventivas, pois com isso o diagnóstico acontece de forma precoce e as chances de cura são maiores”, destacou Claudemir.

O agricultor José Ramos, de 66 anos, chegou ao hospital às 6h30 em busca de atendimento. Ele conta que já faz seis anos a última vez que realizou exames preventivos, e foi na rede particular.

“Eu devia ter feito esse exame mais cedo, mas devido o machismo, o preconceito, acabei relaxando e adiando. No entanto, quando fiquei sabendo dessa ação do hospital resolvi aproveitar e vir fazer os exames, já que no particular é tão caro”, disse o agricultor.

Morador da Linha 12, em Cacoal, o agricultor José Nunes, de 61 anos, precisou percorrer 24 quilômetros de moto até chegar à cidade. Para não perder a campanha, chegou um dia antes e ficou na casa de familiares. Segundo ele, a última vez que fez exames preventivos não apresentou nenhum tipo de alteração, porém, já faz sete anos.

“Fiz exames preventivos somente uma vez e precisei pagar cerca de R$ 500. Eu sei que é importante fazer esse acompanhamento, mas do jeito que as coisas estão difíceis. Aproveitei para vir aqui no hospital e ver minha saúde”, disse o homem.

Os exames realizados durante o ‘Comboni Azul’ deverão ser entregues no início de dezembro.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário