Hospital Regional de Cacoal, RO, inicia curso de residência médica

residenciaO Hospital Regional de Cacoal (RO), a cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, promoveu na segunda-feira (2) a aula inaugural para residência médica. Oito médicos profissionais estão divididos em três especialidades, sendo dois em cirurgia geral, quatro em pediatria e dois em clínica médica. Além das residências médicas, o hospital também iniciou o curso de residência odontológica em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais para um dentista.

Claudemir Monteiro de Barros, de 30 anos, é um dos residentes que está se especializando em pediatria no Hospital Regional de Cacoal. Ele acredita que isso irá atrair mais profissionais para o estado. “Eu moro em Ji-Paraná e fazer a minha especialidade em Cacoal e no estado onde eu moro está sendo muito importante para minha formação. Com essas residências, conseguiremos preencher as lacunas deixadas com a falta de especialistas na região”, destaca Claudemir.

Além dos oito médicos que estão iniciando a sua especialidade agora, o Hospital Regional já conta com mais nove residentes que estão estudando há um ano.

Na aula inaugural, o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, esteve presente e ministrou uma palestra aos residentes. “Com a residência, estamos aumentando ainda mais a formação de médicos especialistas. Essas vagas foram disputadas através de um concurso nacional. São 17 novos profissionais já graduados, que vão se especializar dentro do nosso hospital de ensino”, comenta Pimentel.

Os alunos que estão iniciando a residência médica agora, irão se especializar no prazo de dois anos. Já o aluno de residência odontológica em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, levará três anos para concluir sua especialização.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA