Idaron alerta para prazo final do cadastramento de soja em RO

idaronPor meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), alerta os produtores de soja sobre prazo final para o cadastramento anual de áreas de plantio ano safra 2014/2015: 30 de dezembro. A gerente de Defesa Vegetal (Gidsv), Rachel Barbosa explica que o não cadastramento é passível de sanções previstas na portaria nº 220 e Lei Estadual 2.116 de 07 de julho de 2009, podendo ser incidida a ocorrência de multas.

Através do Portal Idaron (www.idaron.ro.gov.br) foi disponibilizado o cadastramento online, onde os produtores ao acessar a página inicial devem clicar no ícone produtores de soja e preencher o formulário que, após concluído, gerará um comprovante com código numérico que deverá ser impresso para comprovação em eventuais fiscalizações.

Através da internet é possível realizar todo o procedimento, mas caso o produtor queira pode procurar a Agência Idaron do seu município para realizar o cadastramento. O cadastro é uma ação que integra as medidas fitossanitárias adotadas pela Idaron para a redução e controle de pragas da soja, especialmente a ferrugem asiática da soja (Phakopsora Pachyrhizi).

A gerente de Defesa Vegetal fala que Rondônia é a próxima fronteira agrícola e o que não se planta nos Estados vizinhos, como o Mato Grosso, vem se expandindo para o nosso Estado. “A cultura de soja já não está mais restrita como antigamente ao Cone Sul, que foi por onde se iniciou, mas devido ao lucro se expandiu. Temos relato de produtores que deixaram a criação de gado para investir em soja devido a rentabilidade”.

O cadastro é realizado por área plantada conforme o endereço e tamanho, gerando quantos cadastros forem necessários para toda a produção. Através deste cadastro será possível ainda o monitoramento melhorando as ações de controle e evolução das áreas de plantio. Dados base para o planejamento de políticas públicas de incentivo para o setor.

Fonte: Decom

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA