Idaron espera vacinar 6 milhões de bovídeos contra febre aftosa em campanha que inicia neste domingo

vacina gadoMais de 6 milhões de bovídeos devem ser vacinados contra a febre aftosa em Rondônia na 43ª campanha de vacinação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) que inicia neste domingo (15).

De acordo o governo, a expectativa é que sejam declarados cerca de 14 milhões de bovídeos, com pelo menos 6,2 milhões a serem imunizados. A campanha de vacinação dura um mês, até 15 de novembro. O prazo para declaração da vacina é até o dia 22 de novembro. Nesta etapa, segundo a Idaron, devem ser vacinados apenas os animais com até 24 meses, mas todo o rebanho deve ser declarado à agência.

Em nota à imprensa, o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, explica que Rondônia está em processo para a retirada da vacinação, mas, segundo ele, os produtores devem imunizar o rebanho até o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarar que a vacinação está suspensa no Estado.

O produtor que não vacinar poderá ser multado em R$ 163,02 por animal não vacinado e obrigado a vacinar com a presença de um fiscal da Idaron. Quem vacinar e não declarar também poderá ser multado em R$ 163,02 por propriedade.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário