Iniciado o Outubro Rosa em Ariquemes

outubro-rosaEm uma cerimônia simples, mas cheia de significados, foi dado inicio a programação do Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero.

A abertura do Outubro Rosa, foi realizada nesta quarta-feira (01), no Espaço Cultural do Centro Administrativo Dr. Carpintero, onde foi apresentado o painel temático do projeto, além da iluminação no tom de rosa do Totem da prefeitura de Ariquemes.

A equipe do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), já realizou entre os meses de janeiro à agosto de 2014 um total de 926 (novecentos e vinte e seis) mamografias, e 3.876 (três mil oitocentos e setenta e seis) preventivos, com um total de 29 casos positivos. Já no ano de 2013, 28 casos foram diagnosticado como positivo, foi registrado um óbito de câncer de mama e quatro casos de colo de útero.

O câncer de mama e o câncer de colo do útero são um grande problema de saúde pública no Brasil, sendo as doenças de maior incidência e mortalidade entre as mulheres. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a sobrevida das mulheres, e os tratamentos serão mais eficazes, resultando em uma menor morbidade e, consequentemente, em melhor qualidade de vida.

Ao longo de todo o mês de outubro, várias ações de saúde, destinadas a mulher, serão realizadas, incluindo atendimento a várias empresas de Ariquemes. O encerramento será no dia 30, onde será realizada a 2ª Marcha Rosa.

Fonte: Comunicação PMAa

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA