Ipem fiscaliza produtos de uso infantil em lojas de Porto Velho

ipmeMetrologistas do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) visitaram três lojas em Porto Velho, para verificar a segurança e garantia de produtos de uso infantil, como carrinhos para transporte de crianças, berços, brinquedos e cadeirinhas para o transporte de crianças em veículos.

A inspeção foi realizada na última sexta-feira (6). Segundo a assessoria do Ipem, a prioridade observada foi o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que deve estar nos produtos, garantindo que estão dentro dos padrões de segurança e qualidade.

Alguns produtos, como o berço (que foi inserido na lista do Inmetro há pouco tempo), ainda estão em prazo de adequação. A partir da data de publicação dos decretos que inserem o produto na lista do Inmetro, fabricantes e lojistas devem ficar atentos.

Ainda segundo o Ipem, os prazos são estipulados pelo Inmetro através de decretos e determinam períodos diferentes tanto para o fabricante, quanto para o lojista. Às vezes, o prazo para que o fabricante se adeque com as normas de certificação já até expirou, mas ainda há prazo para que o lojista continue comercializando o que ainda há no estoque dentro, desde que obedeça a data máxima.

Ao consumidor, o Ipem orienta que seja observado o selo do Inmetro. Já nos brinquedos, além do selo de certificação, é preciso considerar a especificação de faixa etária para a qual o brinquedo é indicado.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário