Lei estabelece capacitação dos servidores públicos da Saúde para as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação

Do período de 22 a 28 de setembro, foi realizado em Porto Velho, a 1ª Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina instituída pela lei 4.538, de 22 de julho de 2019, de autoria do deputado Cirone Deiró. A iniciativa foi considerada um importante marco que contribuirá para elevar a consciência da população sobre o atendimento e tratamento de pacientes com Fissura Labiopalatina.

Cirone Deiró agradeceu ao titular da secretaria de estado da saúde, Fernando Máximo pelas ações realizadas na última semana do mês de setembro, que marcaram a 1ª Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina. “Registo o compromisso do secretário em executar a lei de minha autoria. Aproveito para solicitar a ele que no próximo ano, as atividades sejam precedidas de campanha de conscientização e esclarecimento na mídia e as ações levadas aos demais municípios”, defendeu.

Cirone também afirmou que o tema precisa ser melhor trabalhado no âmbito da secretaria de estado da saúde. Segundo ele, a lei estabelece a necessidade de capacitação dos servidores públicos estaduais da área da saúde para as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com Fissura Labiopalatina. “A Sesau precisa criar ações para estimular os profissionais da saúde a realizarem o diagnóstico precoce e a notificação dos pacientes dos órgãos de saúde quanto as crianças com Fissura Labiopalatina”, alertou.

A presidente da Associação dos Fissurados de Rondônia-ASFIR, Maria José Micheletti, agradeceu ao deputado Cirone Deiró pela aprovação da lei que instituiu a Semana Estadual de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina e pelo seu compromisso e defesa dos direitos das crianças fissuradas. “Com a parceria e apoio do deputado Cirone, temos na lei um importante marco legal para fortalecer a nossa causa em defesa dos pacientes fissurados”, registrou.

Texto: Edna Okabayashi/Assessoria
Fotos: Assessoria e Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA