Madeira dá sinal de vazante, mas previsões não afastam enchente

REGUADo início da semana até a manhã desta sexta-feira (29), o nível do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho, apresentou sinais de vazante, baixando mais de um metro nas últimas 96 horas.

Hoje o manancial está com 10,09 metros, cota quase cinco metros abaixo do primeiro sinal de alerta. Mas nem por isso a Defesa Civil Municipal vai “relaxar”. Ocorre que as previsões meteorológicas para o período, indicam que as fortes chuvas registradas nas cabeceiras do rio, ainda no lado boliviano, podem alterar esse cenário em questão de dias, e elevar o nível acima da cota de transbordamento, provocando mais uma enchente.

Quando divulgou o plano de contingenciamento para a cheia desse ano, a própria Defesa Civil admitiu que o nível do Madeira poderia atingir os 17 metros no período crítico. Naquela ocasião, o secretário Vicente Bessa disse que por conta das previsões, teriam que trabalhar com o pior cenário.

Essa probabilidade do rio inundar as regiões baixas no perímetro urbano e nos distritos, torna mais consistente com o relatório de monitoramento na região do Abunã, onde o rio já alcançou os 17 metros e hoje está com 13.89 metros.

Toda essa água vai passar por aqui e o cenário certamente vai mudar”, observa Paulo Afonso, da Defesa Civil Municipal.

Fonte: RONDONIAOVIVO

Deixe o seu comentário