Mais de 170 mil animais já foram vacinados contra raiva em Manaus

caoA campanha anual de vacinação antirrábica animal deve seguir até a segunda-feira (3), em Manaus. Ao todo, já foram vacinados 170.960 animais, sendo 37.894 gatos e 133.066 cães, de acordo com a prefeitura. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é imunizar um total de 206.568 animais contra a raiva, sendo 161.110 cães (80% da população estimada) e 45.458 gatos (100% da população estimada).

A campanha teve início no dia 26 de setembro e é coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Atuam 95 duplas de vacinadores, que visitam as casas da área urbana de Manaus para aplicar a vacina. “O trabalho vem sendo realizado de forma intensa desde o início da campanha. Alertamos a população para manter o apoio às ações de imunização, recebendo as equipes de vacinadores nas residências”, informou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, por meio de assessoria.

Ainda segundo a prefeitura, podem ser vacinados animais com mais de 90 dias de vida, tanto cães quanto gatos. As duplas de vacinadores estão vacinando de segunda-feira a sábado.

Caso encontrem as casas sem moradores, as equipes de vacinação devem deixar avisos informando sobre a campanha. O atendimento é realizado também em quatro postos fixos de vacinação, localizados nas sedes dos Distritos de Saúde Norte (avenida Noel Nutels, nº 12, Cidade Nova), Sul (rua Nicolau da Silva, nº 54 – São Francisco), Leste (rua das Rosas, s/nº, Jorge Teixeira, 1ª etapa) e na sede do CCZ (av. Brasil s/n, Compensa I, próximo à feira coberta e à sede da Semulsp), atendendo a Zona Oeste. O posto de vacinação do CCZ funciona de forma permanente durante todo o ano.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA