Mais de 18mil cães e gatos são imunizados contra raiva em Vilhena, RO

raiva_animalForam imunizados 18.189 animais, na Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano em Vilhena (RO), no Cone Sul. O número superou a expectativa da Vigilância em Saúde, responsável pela ação, e ultrapassou a meta nacional.

De acordo com a coordenadora da campanha no município, Lucinéia Fagundes, exatamente 14.825 cachorros e 3.364 gatos tomaram a dose. A meta nacional é que pelo menos 75% deles sejam imunizados. De acordo com os dados da Vigilância, Vilhena conseguiu atingir 89%.

“Nós tínhamos 16.500 cães e gatos para vacinar e o Ministério da Saúde recomenda que, para mantermos o vírus da raiva em controle, temos que vacinar pelo menos 75%, e nós fizemos quase 90% de cobertura. Então, estamos muito satisfeito com o resultado da campanha”, enfatiza a coordenadora.

A porcentagem pode aumentar ainda mais, uma vez que há doses disponíveis na Vigilância Sanitária para o cidadão que não vacinou o canino e/ou felino de casa. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, e fica localizada na Rua Rony de Castro Pereira, S/N, Jardim América.

Conforme a Vigilância em Saúde, a imunização é importante porque a raiva é uma doença viral, que pode ser transmitida para o ser humano e causar morte. “O vírus tem predileção pelo sistema nervoso, então quando ele entra no corpo, seja do animal ou da pessoa, rapidamente alcança o sistema nervoso central, ocasionando paralisa nos membros superiores e inferiores, dificuldade para engolir, sensibilidade à luz, ao barulho, e muito sofrimento”, explica Fagundes.

Campanha

A ação teve início na Zona Rural, no final de setembro. Na cidade, aconteceu no último sábado (7), em 30 pontos, e contou com a participação de mais de 100 vacinadores.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário